quarta-feira, 15 de junho de 2016

Delírios de Consumo

Você já esteve naquele momento "Eu preciso desse sapato" mesmo sem precisar realmente? E aquele momento em que você passa por uma vitrine e deseja levar  tudo? Você sabe o que significa consumismo?
Consumismo é o ato de consumo ilimitado de bens duráveis, que chamamos também de artigos supérfulos. O consumismo é considerado uma doença psicológica.
Voltando ao primeiro parágrafo, é parcialmente natural que desejemos o melhor para nós, o que nos dê conforto, e claro, nos agrade. O que quero abordar neste post é justamente a compra compulsiva, o ato  de comprar itens que nem sequer precisamos. Diariamente muitas pessoas caem em armadilhas chamadas promoções, liquidações, o querido cartão de crédito. Estas armadilhas são verdadeiras perseguições para aqueles que não conseguem  controlar sua compulsão.
Estive analisando recentemente o filme "Os Delírios de Consumo de Becky Blood"  (adaptação da saga de livros de SophieKinsella. Farei um post só sobre isso também), onde a personagem principal, Becky Blood, sofre com seu consumo excessivo e dívidas sem fim. São muitas as pessoas que  passam  por esse  mesmo problema. No filme, Rebecca diz que "quando compro o mundo fica melhor", e é assim que muitos consumistas compulsivos se sentem. Na verdade, muitos sentem que comprar preenche alguma coisa que esteja faltando em seu interior.
Mas Natália, onde você quer chegar com tudo isso?
O post de hoje serve como um alerta e uma pequena "ajuda".
Vamos primeiro ao alerta.   Responda sinceramente:
1- Você  se encanta com vitrines e entra nas lojas, levando algum item, mesmo que não precise?
2- Você compra sem pensar no limite do seu cartão?
3- Você gasta mais do que ganha?
4- Você consegue poupar algum valor do que você recebe?
5- Você planeja seus gastos fixos e variáveis?

Se você respondeu sim aos itens 1, 2 e 3, cuidado! Você precisa estar atento ao rumo que está levando seu dinheiro. Mas, se você respondeu sim aos itens 4 e 5, parabéns! Você está no caminho certo!
Primeiro o que eu quero que entendam é: precisamos saber orçar, poupar e ter equilíbrio. E, o mais importante, pensar nos seus sonhos. Se você sonha, por exemplo, em ter uma casa, mas não tem um planejamento financeiro, seu sonho ficará cada vez mais difícil.
Siga esses passos:
Faça um diagnóstico de suas despesas. O que você ganha, com o que você gasta (gastos fixos e variáveis), seus ganhos fixos e variáveis também.
Aponte seus sonhos. a curto, médio e longo prazo. Defina valores e determine o tempo em que eles deverão ser alcançados.
Faça um orçamento priorizando seus sonhos. Siga o seguinte: ganhos-sonhos=despesas. Foque nisso.
Poupe! Para poupar é preciso ter equilíbrio em seu consumo. Dê prioridade aos itens necessários. Não seja vencido pela sua vontade de consumir. Deixe o cartão de crédito de castigo! Pense eme você e no seu futuro.

Bom, vou terminando por aqui. Fiquem atentos no equilíbrio financeiro: quanto você dispõe de dinheiro, compre pensando no preço, visualize o dinheiro que entra e sai. Planeje! E pense no futuro. Em breve falaremos mais sobre o assunto, também no canal.
Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário